Moreré

História de Moreré

Que tal passar uns dias numa praia deserta, cercada de vegetação virgem e banhada por mar azul? Conhecida como Polinésia Baiana, a praia de Moreré, localizada na Ilha de Boipeba, arquipélago de Tinharé (BA), é um daqueles paraísos ainda conservados. Cercada por Mata Atlântica, manguezais, coqueirais e recifes que formam piscinas naturais, Moreré ainda mantém o encanto original graças ao trabalho de preservação dos moradores da Ilha de Boipeba

O difícil acesso à praia pode parecer um empecilho para a viagem. Na ilha não entram carros. Os percursos são feitos a trator ou a pé. O povoado não tem atracadouro, sendo o desembarque de carga e pessoas feito pela praia com ajuda de canoas. Quem parte de Salvador, despende entre cinco e nove horas para chegar a Moreré, a depender do meio de transporte escolhido. Porém, a recompensa é certa. A tranqüilidade do local garante o descanso, enquanto a beleza da praia oferece roteiros inesquecíveis. Nos últimos anos, o local passou a ser visitado por famílias e jovens mochileiros que convivem em harmonia. Durante o dia, um banho de sol, um mergulho no mar e uma boa caminhada são os atrativos. Descanso à sombra dos coqueiros, água de coco e sucos naturais de frutas. A noite é embalada pelo som dos pássaros, cigarras e grilos. As fogueiras iluminam a escuridão. Grupos tocam viola. Longe das luzes das grandes cidades, as estrelas brilham e convidam para um passeio à beira mar. Esse é o paraíso chamado Moreré.

Na pequena vila de Moreré, há diversas pousadas familiares, campings e casas para alugar. A quantidade de campings é grande, porém todos oferecem uma estrutura muito simples: cozinha, muitas vezes com fogão à lenha, banheiros e uma grande área arborizada para armar as barracas.

Mas Moreré e sua vizinhança tem muito mais a oferecer: mar com onda na Praia de Bainema; bar flutuante, restaurantes simples com forno á lenha, piscinas naturais com peixinhos coloridos, rio encontrando com o mar e passeio a cavalo na Praia da Cueira, passeios de barco, e muita, muita, natureza.

Esse é um dos últimos segredos do litoral baiano que vem sendo descoberto aos poucos. Um daqueles lugares onde o ritmo é ditado pelo balanço do mar e a praia nos convida a ficar nessa malemolência para sempre. Foi o que fez Tony e Susana, um casal de ingleses que largou tudo, comprou uma pousada na vila e se mudou para Moreré há quase três anos. Como diria Tony, "esse é um lugar especial, onde o estresse não existe". Seja bem-vindo à Moreré!

Fonte: Texto Adaptado de Guia do Litoral - Site UOL